Informativos e Dicas

Água fria ou gelada faz bem para o organismo, cabelos, peles e unhas. MITO ou VERDADE?

Água fria ou gelada faz bem para o organismo, cabelos, peles e unhas. MITO ou VERDADE?

A água é indispensável para a manutenção da vida dos seres humanos, plantas e animais. No homem, seu consumo regular e diário contribui para o bom funcionamento do organismo, já que atua de maneira completa e eficiente em todas as áreas do corpo. A sua falta de consumo, por outro lado, causa desidratação,cansaço, prisão de ventre, câimbras, hipertensão, ressecamento de pele, problemas renais e, ainda, deixa os cabelos fracos. No que diz respeito à pele, a água quando ingerida em quantidade eficiente não só a mantém saudável, como influencia na formação de ácidos graxos, responsável pela manutenção e lubrificação de tecidos, evitando a evaporação excessiva de água e de outros microrganismos, além de construir uma barreira de proteção contra os agentes externos. Quer saber se sua pele está ressecada? É muito fácil, basta levantar uma das maçãs do rosto com um dedo e observar se na parte superior há algum sinal de estrias. Se constatadas, indica que a pele está precisando de hidratação. Abaixo, alguns bons motivos para se beber mais água e outros melhores ainda para se consumir água gelada:

 

A ingestão adequada de água deixa a pele mais bonita e saudável.

1) Combate à celulite

A água atua junto ao organismo na eliminação das impurezas, facilita a evacuação e melhora a circulação sanguínea, três fatores que promovem o aparecimento da celulite. Portanto, o consumo suficiente de água evita o seu aparecimento.

2) Ameniza as rugas (linhas de expressão)

A pele, estando devidamente hidratada, fica muito mais bela, já que faz com que as rugas se tornem menos perceptíveis.

3) Propicia o equilíbrio celular

A ingestão de água ajuda o organismo a controlar os níveis nutricionais sanguíneos e favorece a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular. 

4) Hidrata unhas e cabelos

Cabelos fracos, opacos e quebradiços e unhas foscas e quebradiças, além de representarem que o organismo apresenta deficiência de alguma vitamina indicam, também, a necessidade de um maior consumo hídrico. A desidratação provoca diminuição do tônus, textura e elasticidade.

5) Evita os inchaços

Ingerir água aumenta o volume de sangue, evita a retenção de sódio e melhora a circulação, fatores estes responsáveis pelo inchaço. 

 

Unhas foscas e quebradiças representam deficiência de vitaminas e pouco consumo hídrico.

6) Hidrata a derme

A ingestão adequada de água deixa a pele mais bonita e saudável, já que é capaz de hidratar as camadas mais profundas da derme.

7) Aumenta a produção de colágeno

As fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação da pele, têm sua produção aumentada quando o consumo diário de água é feito de forma suficiente.

8) Ajuda a emagrecer

Quem bebe muita água antes e entre as refeições tem a impressão de saciedade aumentada, consequentemente, tem a fome diminuída. Outro bom motivo é que a ingestão de água auxilia no processo de digestão e melhora a prisão de ventre, o que também ajuda a emagrecer.


Benefícios da água gelada para o organismo, cabelos, peles e unhas


A ingestão de água gelada, por sua vez, é tão benéfica quanto o consumo da água fria. Para se ter uma ideia, existem vários tratamentos cosméticos para a recuperação da pele do rosto, do couro cabeludo e, ainda, ajuda a emagrecer.

1) A água gelada como fator atuante no emagrecimento

Quando ingerimos a água a uma temperatura inferior à do corpo, o organismo tende a gastar mais calorias para equilibrá-las. Para que isto aconteça, aumenta-se o metabolismo do organismo, o que faz emagrecer.

2) A água gelada como fator atuante na preservação da pele do rosto

Tomar banho e lavar o rosto com água quente é prejudicial à pele da face. A água quente remove a proteção natural que deixa a textura da pele mais suave, provocando um ressecamento e piorando a hidratação cutânea. Portanto, ao tomar um banho quentinho, deixe para lavar o rosto em separado, com água fria e sabonete próprio para a face. Além de preservar as células do rosto, ela também fecha os vasos, reduzindo a vermelhidão.

 

O consumo suficiente e diário de água favorece a pele, principalmente a do rosto, couro cabeludo e cabelos.
 

3) A água gelada como fator atuante na preservação do couro cabeludo

Lavar a cabeça com água gelada também traz muitos benefícios ao couro cabeludo. Ela melhora a qualidade do fio capilar, evita a desidratação do mesmo, fecha a cutícula dos fios, proporciona uma elevação do brilho dos cabelos, aumenta a maciez e disciplina as madeixas. 

Por Silvana Teixeira.
Fontes: Corpo a Corpo/Uol e Gnt/Globo.

Informativos e Dicas

Cotação Online
Nenhum item encontrado...