Informativos e Dicas

Café Orgânico - áreas com remanescências e policultura

Café Orgânico - áreas com remanescências e policultura
O plantio do café orgânico deve ser realizado, deixando-se que a vegetação de cobertura, nas áreas vazias, assim como nas entrelinhas de plantio, se recupere. O cafeicultor de lavouras orgânicas também deve deixar palhas e restos de culturas para evitar a erosão. Dessa forma, o terreno deve ser limpo somente nas linhas de plantio, permitindo que os outros espaços sejam vegetáveis. Esses cuidados são para promover a conservação de áreas com remanescências da vegetação natural e de reflorestamento. Também, tem o objetivo de manter o equilíbrio biológico do agroecossistema, prever a construção de barreiras de retenção dos sedimentos nos escoadouros e construir caixas de contenção para recebimento dos excessos de águas pluviais. Além disso, os tratamentos visam a promover a arborização da área, ou seja, as árvores se transformam em barreiras como quebra-vento e para demasiada exposição aos raios solares.

- Policultura

policultura, ou seja, o cultivo do café associado ao cultivo de árvores frutíferas ou árvores de sombra ainda traz outras vantagens. Uma delas são as folhas e ramos secos que as plantas oferecem e se transformam em cobertura morta que se espalha naturalmente sobre o cafeeiro. Assim, quando passam pelo processo de degradação, tornam-se fertilizante orgânico, protegendo, dessa forma, a lavoura das plantas invasoras.

técnica de arborização, que é diferente do sombreamento pleno, tem as seguintes finalidades:

- Reciclagem de nutrientes das camadas mais profundas;
- Proteção contra o vento excessivo que desidrata as folhas tornando a planta mais vulnerável;
- Menor incidência de pragas e doenças;
- Maturação mais uniforme de frutos ou uma maior proporção de cerejas para serem descascados;
- Uniformização da florada; 
- Maior atividade de inimigos naturais, além de facilitar a observação de que os cafeeiros que estão logo abaixo das respectivas árvores apresentam crescimento e frutificação normais. Lavouras cafeeiras diversificadas, além de mais corretas do ponto de vista ambiental, são economicamente mais seguras, visto que o preço do café está sempre sujeito às flutuações de mercado.

 
Por Silvana Teixeira

Informativos e Dicas

Cotação Online
Nenhum item encontrado...