Informativos e Dicas

Como é feita a distribuição de água no meio rural?

Como é feita a distribuição de água no meio rural?

distribuição individual de água refere-se aos sistemas destinados a atender apenas a uma propriedade rural. Para o abastecimento, usa-se o sistema de distribuição com caixas d’água elevadas ou bombeamento direcionado. Estas podem ser de concreto armado, alvenaria, fibra de vidro ou amianto. Nesses casos, dispondo-se de uma bomba, a água é elevada até a caixa, e, a partir dela, a distribuição é feita por gravidade, para os diversos pontos de consumo da propriedadeoutra maneira de distribuição, é o bombeamento direto da motobomba para o reservatório determinado.

Uma outra situação muito comum é a existência de vários pontos de consumo de água, como nas residências, em currais, em agroindústrias, em oficinas, nas pocilgas, entre outros. Geralmente, nesses casos, os pontos estão situados em posições mais distantes, além de exigirem maior demanda de água.

Isso dificulta o abastecimento nos diversos pontos da propriedade. Por isso, a melhor solução consiste em construir um reservatório de água elevado, de grande capacidade, em um local estratégico, que facilite a distribuição da água para todos os pontos de consumo por gravidade. 

Em cada canalização, devem ser instalados dois registros: um no início da canalização e o outro próximo dos pontos de consumo. Estes, normalmente, permanecem abertos e têm a função de facilitar os trabalhos de manutenção quando necessário.

Nas regiões muito planas, torna-se necessário construir uma estrutura elevada de concreto armado, sobre a qual o reservatório será instalado. Nesses casos, podem ser utilizados reservatórios de concreto armado, de alvenaria, ou de fibra de vidro.

DICA MINAS BOMBAS:

Para não ter dores de cabeça, procure a orientação de um profissional habilitado antes de iniciar qualquer projeto de construção de sistemas de distribuição de água na sua propriedade rural. Geralmente, em locais com topografia mais acidentada, a própria declividade do terreno facilita a distribuição de água por gravidade. Em situações como essas, a melhor maneira consiste em instalar o reservatório em um local mais elevado, para que a distribuição da água seja facilitada. 

 

Por Andréa Oliveira.

Informativos e Dicas

Cotação Online
Nenhum item encontrado...