Informativos e Dicas

Gramas e gramados - você conhece as espécies mais comercializadas no Brasil?

Gramas e gramados - você conhece as espécies mais comercializadas no Brasil?
Item presente nas mais diversas paisagens espalhadas por todo o mundo, as gramíneas fazem parte da decoração dos mais belos lugares. Para muitos, o gramado é agradável composição para uma decoração, seja ela doméstica ou não, se veiculando às flores, às árvores e aos arbustos, compondo, enfim, uma espécie de pano de fundo que integra o conjunto. De fato, as cores das flores parecem mais vivas quando circundadas pelo verde de um gramado, que também tem a propriedade de “clarear” e abrandar os espaços entre as árvores e arbustos de um jardim. Outros imaginam o gramado como uma sala de visitas ao ar livre, um lugar para as brincadeiras das crianças, piqueniques da família, banhos de sol, leitura e até como um tapete macio, para gostosos cochilos à sombra de uma árvore, além do seu uso para a prática dos mais variados tipos de esportes. O que poucos sabem, no entanto, é que as gramas, muitas das espécies utilizadas atualmente nos gramados, se desenvolveram em pradarias e pastagens, onde até muito pouco tempo eram pisoteadas e serviam de alimento para as ovelhas e o gado. Ao que tudo indica, foi durante a idade média que as gramíneas (aparadas) tornaram-se populares para uso em jardins, áreas de piquenique e espaços esportivos. Atualmente, é cada vez mais intenso o comércio de gramas no mundo inteiro, seja por meio de sementes, placas, tapetes ou a última novidade, os “plugs”, processo de propagação vegetal de gramas que tem facilitado a vida de muita gente. Entre as variedades mais comercializadas no Brasil, citam-se a Batatais, São Carlos, Esmeralda, Santo Agostinho, Bermudas e Zoysia. Conheça um pouco mais sobre cada uma delas:

Variedades de gramas para a composição dos gramados

1. Variedade Batatais

A grama Batatais, Paspalum notatum Fluegge, também conhecida como grama de pasto, Forquilha ou Mato Grosso é facilmente encontrada no Brasil. Foi incumbida pela natureza de servir de cobertura para os solos mais fracos, cuja função é filtrar a água e evitar a erosão. Suas folhas são verde-claro, duras e ligeiramente pilosas. Resiste bem às secas, ao pisoteio e às pragas e doenças. Necessita de muito sol e precisa ser podada quando “floresce”com mais frequência, para que o gramado não fique com uma má aparência. Esta grama é indicada para parques públicos, campos de futebol e bordas de piscinas.

2 - Variedade São Carlos

A variedade São Carlos, Axonopus, conhecida como Curitibana, tem folhas largas, lisas e sem pelos, e cor verde-intenso. A São Carlos possui caules rastejantes abundantes, que emitem, de espaço em espaço, raízes para baixo e folhas para cima. Possui algumas vantagens: adapta-se bem tanto em áreas ensolaradas quanto semissombreadas. Seu crescimento é pouco intenso para o alto, o que proporciona um gramado bastante denso. É bastante resistente a pragas e ervas daninhas. A São Carlos é indicada para jardins públicos e residenciais, áreas industriais e casas de campo, principalmente em regiões de clima mais frio.

3 - Variedade Esmeralda

A grama Esmeralda, Wild Zoysia ou Zoysia silvestre não tem outros apelidos. É macias e resistentes ao pisoteamento, suas folhas são estreitas e médias, de cor verde-esmeralda e estolos penetrantes, que enraízam facilmente. Forma um perfeito tapete de grama devido ao entrelaçamento dos estolos com as folhas, dando grande beleza ao gramado. É ideal para jardins residenciais, áreas industriais, casas de praia e campo, playgrounds e campos esportivos, sempre a pleno sol.

4 - Variedade Santo Agostinho

A variedade Santo Agostinho, Stenotaphrum secundatum (Walt.) Ktze, também chamada de grama inglesa, tem folhas lisas, sem pelos e possuem a largura e o comprimento médios. Também emitem estolos e possuem a cor verde-escuro. É a grama ideal para se plantar no litoral e áreas semissombreadas. Bastante rústica, resiste bem a pragas e doenças.

5 - Variedade Bermudas

A Bermudas, Cynodum dactylum (L.) Pers, é conhecida pelo nome de Tifton. Suas folhas são estreitas, de crescimento rápido e possui a cor verde-vivo. Embora seja muito macia, tem alta resistência ao pisoteio e regenera-se rapidamente quando submetida a maus-tratos. A Bermudas é indicada para playgrounds, campos de futebol, golfe, pólo, tênis e outros esportes.

6 - Variedade Zoysia

A variedade Zoysia, Zoysia matrella Pers, mais conhecida como grama japonesa ou coreana possui folhas estreitas e curtas. Tem a cor verde-vivo, estolos e raízes abundantes. Esta grama é de excepcional beleza e suas folhas são muito macias. É por isso que esta grama é indicada para os jardins orientais ou aqueles de desenhos delicados, que incluam forrações e arranjos de plantas ou vasos.

Informativos e Dicas

Cotação Online
Nenhum item encontrado...